Banco de Portugal : Big Brother is watching

Mais um atentado à privacidade dos Portugueses

“Big Brother” cruza dívidas à Banca com Fisco e tribunais.

Graças à Central de Responsabilidades de Crédito ( CRC), a maior base de dados financeira do País, do Banco de Portugal, será possível saber quanto se deve e a quantos bancos, se há dívidas existentes ou não e até problemas judiciais de insolvência.
A mega base de dados sobre todos os empréstimos nas mãos de Portugueses, tem novas funcionalidades.
Vai passar a disponibilizar além do “retrato” actual de cada crédito, dados referentes à situação Fiscal do consumidor, informação recebida das secretarias dos tribunais relativas a certidões e sentenças de insolvência que tenham sido proferidas e ainda informação recebida de outros bancos centrais europeus, como o da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França e Itália, apurou o DN.


A base de dados é alimentada com informação mensal enviada por todas as entidades participantes, que concedem crédito ( bancos, instituições financeiras de crédito, leasings, factorings, caixas económicas, caixas agrícolas, sociedades de titularização de créditos e de garantia mútua ).

Ficam contidos todos os milhões de registos de responsabilidades assumidas por cada português: créditos de todo o tipo, descontos de letras, descobertos em contas bancárias, operações de leasing e factoring e montantes utilizados de cartões de crédito.

Fonte: « Diário de Notícias » de 6 de Abril de 2009, página 31.

3 comentários:

Anónimo disse...

epa.... desde que não venham mais tarde a implementar a porcaria dos micro-chips ou RFID Chips (em ingles)... estes controlos são já naturais para eles... e pronto basicamente controlam tudo o que fazes com o cartão de crédito,cartão de débito, todos os empréstimos, enfim, tudo o que tu faças com dinheiro... estas medidas são inconstitucionais e anti-liberdade... mas desde que não venham com tretas por causa do chip... ainda se aguenta...

"GIVE ME LIBERTY, OR GIVE ME DEATH!" - Patrick Henry

R.O disse...

o chip é já em 2009, este ano, nas matrículas dos veículos.
E possivelmente em 2010 obrigam-nos a usar no cartão Único do cidadão, depois viria o verichip no braço.

Eles andam a apertar-nos o cerco...

Lusitano disse...

-> http://www.ipetitions.com/petition/siev/signatures.html


Penso que o Cartão do Cidadão, não tem Rfid, mas não tenho a certeza.
-> http://en.wikipedia.org/wiki/Smart_card


Quanto ao chip no corpo, RECUSO.
-> "GIVE ME LIBERTY, OR GIVE ME DEATH!" - Patrick Henry

 


Realidade Oculta -