Jornal Irlandês escreve aviso a Portugal

Começa com um "Dear Portugal" e desenrola-se em oito parágrafos de conselhos que a Irlanda, país já sob a alçada do FMI, tem para Portugal.

"Não quero intrometer-me mas tenho lido sobre vocês nos jornais e acho que estou em condições de vos dar alguns conselhos sobre o que têm pela frente".             Assim se inicia uma carta assinada pelo colunista Brendan O'connor, publicada na primeira página da edição do último domingo do ‘Independent'.

O poder político é um dos temas fortes.

"Sei que estão sob pressão para aceitar um resgate e que os vossos políticos dizem estar determinados em o recusar. Eles dirão que nem por cima dos seus cadáveres. Segundo a minha experiência isso significa que serão resgatados muito em breve, provavelmente a um domingo", antecipa.

Brendan O'connor também esclarece que resgatar e ajudar não são sinónimos. "Dado que o inglês é a vossa segunda língua, talvez possam pensar que as palavras ‘bailout' e ‘aid' significam que serão ajudados pelos nossos irmãos europeus para superar as dificuldades do presente".

Na Irlanda, escreve, "o inglês é a nossa língua materna e era isso que nós pensávamos que ‘bailout' e ‘aid' significavam".                                                                     No entanto, continua, "permitam-me que vos avise: esse ‘bailout' não vai resolver os vossos problemas, vai, provavelmente, arrastá-los para as gerações futuras".

A crise política portuguesa também não passou despercebida.

"Também sei que vão trocar de governo nos próximos meses (...) Nós também mudámos de Governo e é uma boa diversão durante algumas semanas (...) Verão que o novo governo fará todo o tipo de promessas durante a campanha eleitoral", avisa.

O documento termina assim: "Portugal, aproveita enquanto podes porque a realidade estará à espera para irromper novamente quando toda a diversão desaparecer".

Fonte:
Diario Económico

3 comentários:

Migas disse...

Vejam esta notícia da recuperação da Islândia:

http://www.ionline.pt/conteudo/113267-islandia-o-povo-e-quem-mais-ordena-e-ja-tirou-o-pais-da-recessao

Porquê que exemplos destes não vêm nas páginas dos jornais?
Eu sei...

MLG disse...

Porto foi campeão sobre o Benfica.

Estavamos aqui no Brasil, eu fui a casa de meu pai, e ele estava assistindo, e eu assisti os últimos 5 minutos do jogo.

Me desculpe os português, não sei que emoções vocês sentem sobre isso, mas sinceramente...

Ser campeão justamente contra o arqui-rival - No mesmo momento que a economia vai pro buraco e o país está caido no total des-comando, e nuvens de radiação pairam no ar...

Sinceramente, na minha opinião de estrangeiro, acho que isso foi tudo uma baita armação feita entre os clubes, uma treta para dar uma injeção de ânimo no povo português.

Sério mesmo. Não estou desmerecendo ninguém, só acho que isso tudo é uma armação pra iludir vocês.

Formiga disse...

http://www.youtube.com/watch?v=tLwSUwWhjFE

 


Realidade Oculta -