Vulcão nas Canárias



Vejam algo curioso está a acontecer…
Em Dezembro de 2004 ( há 7 anos atrás), o jornal Diário de Notícias publicou um artigo : «onda gigante pode atingir Portugal » .
Nas Canárias, uma gigantesca massa rochosa ameaça desprender-se do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, e cair no mar. Quando isso acontecer, uma gigantesca onda atravessará todo o Atlântico, em direcção ao continente americano. Em apenas quatro horas, também a costa portuguesa será atingida pelas vagas.
O último alerta para a possibilidade deste desastre foi feito pelo professor Bill McGuire, do Benfield Research Centre, do University College, de Londres. Numa reunião de sismólogos, o cientista avisou que uma massa rochosa de 500 mil milhões de toneladas se está a soltar do grande vulcão, na vertente Sul de La Palma.
Link Aqui


E agora voltemos ao Presente, 13 de Outubro de 2011 ,
Erupção em curso desde segunda-feira


Desde as 04h00 de segunda-feira que especialistas dizem estar a ocorrer uma erupção submarina, não visível à superfície porque se localizar a cerca de 2.000 metros de profundidade e a uma distância entre cinco e sete quilómetros da costa.
Link Aqui

Fica aqui um vídeo explicando o efeito da erupção vulcânica que causaria o tsunami :
Video

5 comentários:

Anónimo disse...

Pelo menos devia por a foto do vulção correcto...

A foto é Tenerife com o seu vulcão Teide (super vulcão), que nada tem a ver com a ilha de La Palma...

Anónimo disse...

sim, mas neste caso nao é o la palma, mas em el hierro.

Gomes disse...

Há um par de meses deu um documentário a falar desse assunto na TV (Odisseia ou Canal História) que aprofundou bastante, inclusive mostraram rachas enormes em comprimento.
No entanto o cenário proposto era uma erupção mesmo na ilha, mas mesmo que o vulcão esteja no mar, as pancadas às tantas influenciam os vulcões inactivos da ilha. Digo da ilha, porque não faço ideia que qual das ilhas do arquipélago seja.

Se vier acontecer, é a cereja no bolo. O país anda teso como anda...

R.O disse...

olá Anónimo, :)
acontece que eu pessoalmente não conheço o vulcão, quando pesquisei em imagens do Google apareceram dezenas de imagens e era sempre esse vulcão, em todas elas.
Usei então a imagem

Anónimo disse...

Ok,

Referi La Pama pois é ai que existe o perigo da montanha colapsar para o mar e provocar o Tsunami (está comprovado que irá acontecer, apenas não se sabe quando).
El Teide em Tenerife (foto) é um vulcão muito interessante devido a sua dimensão.

 


Realidade Oculta -